O marketing digital trouxe para o mercado novos termos e profissões. Um dos mais famosos é o copywriting e o copywriter, que está ligado à produção de textos em campanhas de marketing para levar uma pessoa a tomar uma decisão.
Muitas pessoas hoje atuam diretamente na área de escrita, mas mesmo quem não atua diretamente deve ter noções sobre essa técnica, como os gestores de tráfego ou social medias.
No artigo de hoje vamos falar tudo sobre essa técnica e também sobre o profissional responsável por aplicá-la. Depois, você ainda descobrirá onde aprender ou se tornar um copywriter a um preço acessível.
Veja aqui o que é Facebook Ads
O que é copywriting?
Copywriting é uma estratégia de escrita cujo objetivo é convencer uma pessoa a realizar uma ação desejada. Pode ser comprar um produto, engajar com uma publicação, cadastrar-se em uma lista etc.
Ao escrever um texto, o copywriter deve pensar em um caráter persuasivo. Para isso, é preciso utilizar gatilhos mentais para levar o leitor a tomar uma ação.
O que faz um copywriter?
O copywriter é o profissional que faz os textos persuasivos que terão como objetivo levar uma pessoa a tomar uma ação. Ele pode trabalhar em agências de marketing, empresas como um funcionário CLT e também em projetos como freelancer.
No mercado existem profissionais da escrita trabalhando em mais de uma empresa e utilizando essa profissão para ter uma renda extra.
Ele em sua atuação, pode escrever os textos de publicações em redes sociais, de anúncios, o roteiro de vídeos de vendas, páginas de vendas ou de capturas e e-mails marketing.
É bom destacar que o copywriter não é profissional que escreve textos para blog. Quem atua com isso é um redator, com o conhecimento de otimizações textuais para um bom ranqueamento no SEO.
Descubra aqui como anunciar no TikTok
Qual a diferença entre copywriting e copywriter?
A diferença é simples. Como mostrado anteriormente, o copywriting é uma técnica de escrita persuasiva, já o copywriter é o profissional que faz a criação desses textos.
O que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são estímulos externos recebidos pelo cérebro que influenciam a tomada de decisão das pessoas. No começo surgem de forma inconsciente e, em seguida, podem passar à consciência acompanhados por uma justificativa.
Eles operam de forma automática, sem que precisemos parar para pensar e analisar antes de fazer uma escolha. Os gatilhos mentais também podem ser usados em resoluções mais complexas.
São muito importantes para estimular as pessoas a tomarem as decisões desejadas pelos estrategistas digitais.
Saiba aqui o que é tráfego orgânico
A estrutura de uma copy
Os gatilhos mentais estão em uma estrutura de copywriting tradicionalmente chamada de A.I.D.A., que são os seguintes pontos:
- Atenção: vem no início do texto, com a função de chamar a atenção do consumidor;
- Interesse: é o segundo passo de uma copy e tem o objetivo de trazer interesse mostrando como solucionará um problema;
- Desejo: é a arte de mostrar os benefícios do seu produto e quais os resultados positivos que ele proporciona;
- Ação: é a parte onde o usuário é direcionado para tomar uma ação, seja ela de compra, de engajamento ou de cadastro.
Dicas para usar em seus textos
1) Utilize verbos de ação
Nas chamadas para ação, utilize verbos que indicarão algum tipo de movimento como, por exemplo, chamar o leitor para clicar em um botão ou link, baixar algum material etc. Isso deve ser feito de forma simples e direta para não haver interpretação errada.
2) Transmita empatia e emoção
Mostre que você entende quais são as dores e os sonhos de sua persona. Portanto, coloque emoção em seus textos e mostre preocupação, empatia e proximidade ao usar a palavra “você”.
3) Use a voz ativa
A voz passiva não é tão clara em sua mensagem, por isso o ideal é usar a voz ativa por sua estrutura ser completa e bem interpretada.
Exemplos:
Voz passiva: A bala foi comprada pela criança.
Voz ativa: A criança comprou a bala.
4) Revise seus textos
Revisar o texto antes de publicar ou enviar é fundamental. Sempre ocorrem alguns erros de digitação ou até de português mesmo. Por isso, revise o seu texto em voz alta ou use sites que ajudam com a correção textual.
Reler as suas copys também é fundamental para que você melhore os seus textos. Ler uma segunda vez pode levar você a estruturar melhor uma frase ou identificar algumas falhas de construção.
5) Seja um bom vendedor
Um bom profissional necessita de ser um bom vendedor para destacar os pontos positivos de um produto ou uma marca. Dessa forma, ele levará o cliente a se questionar o quanto está perdendo se não comprar dessa determinada marca.
Qual a diferença entre copywriting e redação publicitária
O Copywriting tem como forte característica levar os usuários a tomarem uma ação, já a redação publicitária é um anúncio de venda mais suave.
Se formos apontar essa diferença de forma mais prática, podemos dizer que o copywriting é mais apropriado para estratégias de atração, como o inbound marketing, por exemplo, nas quais o processo de venda se estende em um longo processo persuasivo. Já a escrita publicitária permanece como um instrumento voltado para vendas diretas.
Quanto ganha um copywriter?
Segundo o site de vagas Glassdoor, no Brasil, de acordo com dados de 2022, o copywriter ganha em média R$4.213 por mês. Nos cargos de copywriter júnior, a média é de R$2.733 por mês.
Isso é apenas uma média, pois o salário varia de acordo com a empresa, o nível de experiência e a região do país. Por isso, é natural que você encontre profissionais ganhando mais ou menos.
Como se tornar um copywriter?
Em nossa formação de estrategistas digitais, temos vários cursos, dentre eles um grande aprofundamento sobre Copywriting. Você aprende estratégias e como utilizar a linguagem persuasiva para aumentar o faturamento de sua empresa ou cliente. Clique aqui e saiba mais sobre o nosso curso.
Gostou dessas dicas? Então, siga-nos em nossos canais para ter acesso a diversos conteúdos sobre marketing digital.