O arquétipo é uma estratégia usada em grande empresas

Arquétipo: o que é?

Nos últimos anos, o termo arquétipo popularizou-se bastante nas redes sociais, seja devido ao marketing ou pelos criadores de conteúdo de desenvolvimento pessoal e relacionamentos.

Mas afinal, você sabe o que é um arquétipo e quais são? No artigo de hoje, você entenderá o que é, a origem e como utilizá-los dentro de suas estratégias de marketing.

O que é e quem criou o arquétipo?

O arquétipo é uma criação do psicoterapeuta Carl Jung que também é conhecido como o fundador da psicologia analítica e criou o conceito de inconsciente coletivo.

Segundo Jung, esse termo é uma junção de materiais, passados de geração em geração e que têm traços comuns com todas as pessoas.

O autor ainda dizia que os arquétipos são as motivações mais básicas de cada indivíduo, que representam traços de personalidade, premissas, valores e crenças divididas em doze modalidades.

Para Jung, os arquétipos foram muito importantes para a evolução do ser humano ao longo da história. Além disso, eles são essenciais no marketing para gerar conexão e emoções.

Veja aqui o que faz um estrategista digital

O arquétipo das marcas

Quando as marcas conseguem capturar o significado da sua categoria e transmiti-la de forma consciente e real, elas conectam-se profundamente com as pessoas e com os arquétipos que existem dentro de cada pessoa.

No marketing, isso não se trata apenas de escolher imagens ou símbolos arquetípicos sobre a marca, produto ou serviço, mas sim uma forma de se posicionar.

Com o tempo, a marca assume esse próprio significado. Ela torna-se o próprio arquétipo, como, por exemplo, a Apple, que possui o arquétipo do criador, afinal, ela está sempre a um passo à frente quando o assunto é criar produtos inovadores.

Mas afinal, quais arquétipos existem?

São doze: o Amante, o Bobo da Corte, o Inocente, o Sábio, o Criador, o Fora da lei, o Cuidador, o Herói, o Governante, o Mago, a Pessoa Comum e o Explorador.

Vamos aprofundar cada um deles?

O Amante

Embora o nome automaticamente remete ao romance, a marca que usa esse arquétipo está ligada à personalização. Ela entrega ao cliente algo que desperta o prazer.

Os seus produtos dão um ar de ousadia, intimidade, sensualidade e querem mostrar que são consumidos por um número limitado de pessoas, pois quer dar o sentimento de exclusividade.

As marcas que o utilizam são a Chanel e o Magnum.

O Bobo da Corte

Quer passar a ideia de diversão, de ser engraçado, divertido e acessível. Faz graça de si mesmo e quer dar a ideia de que a vida é simples, basta vivê-la.

Quem utiliza o Bobo quer conquistar pessoas que são aceitas independente de quem são e tem o objetivo de se aproximar do maior número de pessoas possível.

As marcas que a utilizam são Bis e M&M.

Descubra como anunciar no YouTube Ads

Inocente

Ele é marcado pela autenticidade, por ter uma visão otimista da vida, anseia por segurança e encontra a felicidade em coisas simples da vida.

Além disso, enxerga a vida de uma maneira simples e ainda acredita que as soluções podem ser encontradas quando lidamos com as coisas de uma maneira descomplicada.

Quem utiliza muito esse arquétipo são marcas como a Coca-Cola, Nintendo e Dove, pois o lema dessas empresas é uma espécie de “Somos livres para ser você e eu”.

O Sábio

É uma fonte de sabedoria e a sua marca é compartilhar conhecimento para chegar nos lugares que deseja alcançar. Também é marcado por valorizar o ato de pensar.

Quer sempre deixar grandes lições e preza por estar por dentro das últimas tendências, estudos e materiais que possam melhorar o entendimento sobre assuntos diversos.

Quem é muito marcado pelo Sábio é o TEDx.

O Criador

Adora criar novos projetos, é engenhoso, tem traços artísticos e seu sonho é deixar a sua marca no mundo, como também gosta de compartilhar ideias.

Outra característica marcante é atrair pessoas que querem acreditar em algo maior do que elas. Exerce autoridade e estrutura a experiência em estilo artístico.

Duas empresas que usam esse arquétipo são a Adobe e o Lego.

Fora da Lei

Tem um espírito de bad boy e é conhecido pela rebeldia, é inquieto e quer sempre quebrar barreiras do cotidiano. Possui uma forte sensação de incômodo em relação à sociedade, tradições e burocracia. Quer revolucionar tudo o que está ao seu alcance.

Quem usa muito esse arquétipo são a Harley-Davidson e a Diesel. 

O Cuidador

Empresas que utilizam O Cuidador mostram empatia e querem ajudar e proteger os seus clientes. A sua mensagem tende a ser muito positiva e exaltará uma aura de altruísmo.

Geralmente, as ONGs, como o Médio sem Fronteiras, comunicam-se com o público dessa forma.

O Herói

Quer mudar o mudo, é muito produtivo e esforçado. As empresas vão querer mostrar que salvarão a vida dos clientes das dificuldades da vida.

É entusiasta, energético, bravo, ambicioso, apaixonado e determinado, e utilizado por marcas como Nike e Gatorade.

O Governante

É um líder nato e apela para a vontade de ter poder. É carismático, persuasivo e se sente confortável no meio de grandes multidões.

Cria-se uma comunidade em torno do produto ou serviço da marca e é utilizada por empresas como a Microsoft e a Johnnie Walker.

O Mago

Seu pilar é a transformação da realidade e do senso comum. Acredita que somos limitados pela imaginação e pelas leis da realidade,

É corajoso, inovador e cria ideias disruptivas, que muitos acham que são “loucas”. É usado por marcas como Mastercard e Red Bull.

Pessoa Comum

Quer inserir-se na sociedade e comunica que não há problemas em ser um “cara” comum. Vê a rotina com naturalidade e não se importa em ser mais um na sociedade.

Tem um grande desejo de pertencimento, acredita que a eficiência é alcançada de forma prática e é usado por empresas como a Visa e a Nivea.

Explorador

Gosta de experiências ao ar livre e explorar o desconhecido. Deseja liberdade para descobrir quem é e explorar o mundo. Tem como meta experimentar uma vida mais gratificante.

Não se prende às tradições sociais e quer se desprender do tédio do dia a dia. É utilizado por empresas como Land Rover e Discovery Channel.

Como aprender mais sobre os arquétipos de marca?

Em nossa formação de estrategistas digitais, temos vários cursos, dentre eles um grande aprofundamento sobre os arquétipos e como você pode utilizá-los em sua marca. Clique aqui e saiba mais sobre o nosso curso.

Gostou dessas dicas? Então, siga-nos em nossos canais para ter acesso a diversos conteúdos sobre marketing digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *